Friday, September 19, 2008

um outro olhar sobre estaline

leitura online
livro1
livro2
livro3

o livro está em inglês e é uma pena que ainda ninguém tenha empreendido o esforço para a sua tradução. uma obra que vale a pena ler.
utilizar ghost post script para leitura.

9 comments:

Fernando Samuel said...

Está publicado no Brasil e é de leitura obrigatória.

Um abraço.

Anonymous said...

O livro é, sem dúvida nenhuma, imprescindível. Tem um conjunto de factos ignorados sobre Staline que por vezes nos levam a considerações erróneas sobre a URSS. Fornece igualmente importantes pistas sobre as lutas de classes posteriores à Revolução e à intervenção imperialista e "branca" de 18-20. O capítulo sobre a colectivização dos campos é um excelente exercício de desconstrução das teses da suposta matança stalinista.

Um abraço

Crixus said...

Está na hora de revelar a verdade sobre Estaline, e a verdade das mentiras inventadas acerca dele e da URSS. Agradeço a sugestao e indico outros recursos (que talvez conheças) como este: http://www.stalinsociety.org.uk/lies.html
Um abraço

Unknown said...

Já era altura de sair algum livro sobre Estaline, sem a colaboração de autores ingleses conservadores e de direita. A última biografia que li sobre Estaline foi escrita por Robert Service que começa por dizer que Estaline foi um homem notável. Depois, encarrega-se de fazer aquilo que a literatura pró-capitalista tem feito até agora. Acusa Estaline de diversos crimes, mas sem usar fontes. A certa altura diz algo como "enquanto Estaline matava..." O livro de Robert Service por muitas razões é medíocre. Através de alguns trabalhos acessíveis na net, fui-me apercebendo de algumas mentiras usadas em campanhas para distorcer a história. Existe um óptimo artigo na net intitulado, "The Lie that Stalin Was Worse than Hitler". Por este artigo, vamos dar a outros que revelam alguns grupos por detrás das campanhas contra Estaline, tais como os nacionalistas ucranianos. Finalmente, continuo a ver Estaline não como um ditador, como os actuais meios de comunicação social o descrevem, mas como um verdadeiro líder que ajudou a derrotar o exército názi de Hitler.

Sal said...

Sugestão aceite.
Só não vou puxar tudo agora por falta de tempo. Vou já avisando antes que me digas que nem sequer cliquei!!! :)))
(Era a brincar!!) :)))
beijinhos

Anonymous said...

È com enorme satisfação que leio os vossos comentários e saber da vossa vontade em querer conhecer toda a verdade sobre a figura de Stalin,mas toda a sua obra teorica é também importante conhecer,é um enorme tesouro revolucionário,imprescindível para os nossos dias.Eu tenho a obra de Ludo Martens, "Um novo olhar",eu e outro amigo manda-mos vir do Brasil,trata-se de uma excelente narrativa sobre a vida de "Koba",e a edificação do socialismo,a denuncia dos criminosos e a forma como finalmente se processa a degenerescência a partir do 20ºcong.
Quanto a "biografia" feita pelo agente imperialista Robert Service,publicações Europa-América,trata-se de facto de uma publicação reacçionária,M.Botelho tem toda a razão no seu comentário,mas para mal dos nossos pecados este "livrinho" encontrava-se à venda nesta festa do "avante".
A morada da editora brasileira é a seguinte www.revan.com.br,secção de vendas vendas@revan.com.br
Para conhecimento de materiais mais vastos sobre a história da URSS e em particular do velho "koba",consultem hist-socialismo.blogs.sapo.pt
Já vai sendo tempo de compreender que quem destrui-o a revolução bolchevique,não foi Stalin, mas sim outros.

Sal said...

Olá outra vez. Voltei para avisar que
está um pequeno erro no link que deixaste para o livro 1. No fim do link tem que se cortar o "l" que está a mais, e deixar só .ps senão dá erro.
bjs

miguel said...

obrigado, sal.

o castendo said...

Já agora outra sugestão: http://hist-socialismo.blogs.sapo.pt/