Monday, June 04, 2012

Capitalismo para Totós XXXVIII - Caridade

"Caridade" é o termo que designa o conjunto de acções, motivadas ou não por convicção ou convenção religiosa, que consistem na circulação de um bem entre pessoas sem outro fim que não o de manter o desequilíbrio na fruição da riqueza. Ou seja, o suposto desprendimento de um certo bem não se verifica, na medida em que quem doa determina pela doação a continuidade das relações sociais existentes. O pior que poderia suceder para o capitalismo seria os pobres e miseráveis tomarem por suas mãos o que por direito podem ter.

Como tal, o capital e as classes dominantes, determinam assim aquilo que tem direito o pobre. A caridade é o inverso da solidariedade, pois ser solidário implica fazer tudo para que a situação colectiva melhore equitativamente. Ser caridoso implica fazer tudo para que a situação e a relação social se mantenha.

Com a caridade, muitas classes não dominantes são também envolvidas - principalmente por influência religiosa ou ideológica - em mecanismos de caridade, fazendo assim com que os miseráveis recebam alguns bens ou alimentos de outras camadas igualmente pobres da população. Ou seja, o capital e as classes dominantes, para não abdicarem de um milímetro das suas regalias e privilégios, chegam ao cúmulo de colocar os pobres a abdicar de bens para satisfazer as necessidades básicas de outros mais pobres. Com isso, a burguesia mantém as relações de classe intocadas e, com sorte, descansa algumas consciências manipuladas.

1 comment:

Rui Silva said...

Uma apontamento quase anedótico sobre o tema: no jardim de Miraflores, freguesia de Algés, concelho de Oeiras, surgiu há alguns meses atrás um mamarracho de 8 metros de altura, dedicado à "Caridade". Foi inaugurado pelo Dr. Isaltino Morais e segundo reza a história foi pago pela Repsol, que tem uma lucrativa bomba de gasolina ao virar da esquina, entre outras naquela área.

Ora vejam: http://www.oeirasonline.com/imagens/Outras/2012/PqUrbano%20Miraflores%20-%20inaugura%C3%A7%C3%A3o%20de%20est%C3%A1tuas.JPG