Sunday, December 04, 2005

Cavaquices

"Cavaco será um bom presidente com um bom primeiro-ministro- Sócrates." Esta piada não é das últimas do Gato Fedorento, mas sim do mui conhecido comediante, Belmiro de Azevedo.
Provavelmente, o Homem Sonae não terá dito isto para divertir os portugueses, mas porque acha mesmo. Porque, como lia há dias, o que é bom para o Belmiro, não é bom para a generalidade dos portugueses. Não sou eu que o digo, basta ver os últimos estudos e olhar para a nossa vida e dos próximos. Enquanto aumenta o desemprego (passámos a fasquia dos 600 000!), o custo de vida e pobreza generaliza-se, o grupo económico do belmiro viu aumentar os seus lucros em muitas centenas de milhões de euros. Ora, portanto, podemos concluir que a crise e o apertar do cinto é para alguns (muitos!), enquanto há outros que enriquecem com a crise.

Não é de admirar que o Belmiro e outros como ele apoiem Cavaco Silva na sua candidatura à Presidência da República. Cavaco Silva foi, e quer voltar a ser o melhor amigo do grande patronato (o tal que enche os bolsos à custa da crise dos outros).

Esta coisa da memória curta (já abordada noutro texto) faz-nos esquecer o que foram dez anos de Cavaco como Primeiro-Ministro. As tentativas de limitação ao direito à greve, o pacote laboral, a liquidação do aparelho produtivo português (e consequente aumento do défice - não, não são as despesas com coisas como a educação e saúde que fazem subir o défice, tem é a ver com se ter vendido ou destruido tudo o que eram fábricas e empresas nacionalizadas), o envio de forças de choque contra estudantes e trabalhadores pela primeira vez desde o 25 de Abril, o aparecimento de uma coisa chamada propina no ensino superior, tudo isto tem o dedo de Cavaco Silva.

Concluindo, e já que que o Império tomou Partido pelo candidato do povo e dos trabalhadores, desenganem-se aqules que vêm no Cavaco o salvador para todos os males. Cavaco está, como esteve durante dez anos à frente do governo, do lado dos que vivem à custa de explorar os outros, que vivem do desemprego e consequente aumento de mão-de-obra barata, sem direitos.

Cavaco é o candidato dos grupos económicos.

No comments: