Friday, October 28, 2005

Modo Pausa II - Preferia não estar

Pois, há boas e más razões para entrar em modo pausa.
Ir para fora em trabalho não é nem boa nem má.
Ir para fora de férias é uma excelente razão para parar um bocadinho.
Mas, Orçamento do Estado!!!!???? Oh, meus amigos!!!
Orçamento do Estado... por todas as razões, uma má razão para entrar e pausa na magnífica produção bárbara deste blog.

Já sei que o Orçamento do Estado para 2006 é mau para toda a gente e certamente dará ainda um post neste blog... a curto prazo esperemos, mas neste exacto momento, é particularmente negativo para os bloggers desta nobre casa por motivos relacionados com o seu grau de envolvimento na política.

Ficam alguns dados:

OE2006 Ensino Superior: aumento do significado das propinas no orçamento total. Serviços de Acção Social Escolar vêem diminuídas as suas verbas, com cortes no investimento que atingem os 62%. Empréstimos à banca para poder estudar passam a ser a nova forma de o Estado entender a Acção Social Escolar, em vez de garantir mais bolsas, mais cantinas e mais residências. Lei de Autonomia consagrada no relatório do OE.

OE2006 Ensino Secundário: não haverá construções de pavilhões gimno-desportivos, nada aponta para investimento em novas escolas durante o próximo ano, escolas provisórias há mais de 20 anos continuam a existir.

OE2006 Desporto: cortes de cerca de 30% para o funcionamento do Instituto do Desporto. Contratos-programa assumidos anteriormente podem estar em risco. Formação de atletas de alta competição e preparação de atletas para muitas das competições internacionais ameaçadas pela falta de verbas. O governo assume que desporto escolar não será uma prioridade. Pior que isso é que, aparentemente, nenhum desporto será prioridade. 4 Planos nacionais na área do Desporto previstos no relatório do OE, nem um previsto no corpo do orçamento.

OE2006 Combate à toxicodependência: as multas continuam a ser aplicadas. considera-se a toxicodependência uma doença, mas os toxicodependentes serão porventura os únicos doentes que, por o serem, pagam multas. Os fundos são praticamente congelados em todas as rubricas. O IDT mantém-se sem autonomia financeira. Não existe reforço da investigação nem formação médica nesta área. Mantêm-se os instrumentos legais que permitem a fuga ao fisco, nomeadamente off-shores, facilitando o branqueamento de capitais.

Depois de terminado o modo pausa II, mais, muito mais para saber do OE2006! fiquem atentos aos próximos episódios.

No comments: