Friday, March 23, 2007

Dia da Juventude

Aproxima-se o dia 28 de Março. Passam assim exactamente 60 anos sobre os episódios que marcaram o Dia Nacional da Juventude.

Estávamos em 1947. O MUD-Juvenil, organização unitária democrática e antifascista, organizara um acampamento juvenil de convívio e participação em S. Pedro de Moel. Milhares de jovens responderam ao apelo da organização juvenil, milhares participaram no acampamento.

Naquele tempo a preto & branco, a juventude pintava de todas as cores os momentos de luta, de alegria, fraternidade e amizade. Assim são também as suas características mesmo sob a sombra da opressão. Ninguém poderá apagar a luz radiosa da juventude e os jovens encarregam-se de mostrar isso mesmo. Mostram também que a força do colectivo ultrapassa todas as barreiras e cria realidades onde antes estavam sonhos.

A juventude portuguesa criou a liberdade ao lado de jovens soldados e capitães, criou-a ao lado de jovens operárias e jovens operários. Rompeu corajosamente os grilhões da ditadura e levou a cultura, o convívio, a arte e o sorriso a milhares de recantos deste país, por este país espalhados.

Um acampamento de jovens, de milhares, vejam bem! aos magotes de mochilas às costas, cantando, reunindo, caminhando! como podia isso ser? Como podia o regime fascista permitir que nas suas barbas a juventude saísse do mundo desenhado a tons de cinza pelas mãos dos monopólios?

A intervenção é rápida. A PIDE bate, espanca, tortura e prende.
O fascismo entendeu que a juventude não podia romper a mordaça. E então correu muitos dos dirigentes do MUD-Juvenil para as cadeias, na esperança de calar a revolta.

Mal, que a carne macerada não tendeu a resignar-se. Antes se levantou surpreendentemente e ergeu a luta solidária por todo o país. Não foram só os milhares de jovens que participaram no acampamento a manifestar o apoio aos presos. Não foram só os presos a teimar manter o rosto erguido e a razão da luta intacta.

Numa demosntração de firmeza, coragem e unidade, levantou-se um gigantesco movimento de solidariedade para com os jovens presos.

Em 1968 já o dia se comemorava como dia de luta de luta pela liberdade, dia da juventude proibido pelo Estado fascista. Nesse ano, inúmeras iniciativas percorreram o país em jornadas de luta pelo reforço dos laços de amizade e solidariedade entre a juventude, indo mais além na luta pela resolução dos seus problemas e pelo cumprimento das suas justas aspirações.

A 28 de Março de 1975 comemora-se pela primeira vez em liberdade o Dia Nacional da Juventude.

2007.

Dia Nacional da Juventude. 28 de Março - A juventude em luta por uma vida melhor, pelo direito a um emprego com direitos, pelo direito a melhores salários, ao emprego e ao apoio do estado na educação, habitação, saúde, criação e fruição culturais, maternidade e paternidade, à igualdade e à mais justa distribuição da riqueza. A juventude em luta pela paz e cooperação entre os povos.

Passados os 60 anos, a Juventude tem organização sindical de classe. Os jovens trabalhadores carregam bandeiras de descontentamento mas também de esperança, porque sabem que o futuro depende da sua luta. E ela cresce.

2 comments:

Debaixo do Bulcão said...

O link para o meu blog vitorinices já está colocado.
Custou mas foi.

Debaixo do Bulcão said...

António Vitorino, esse profeta dos tempos modernos, revela em primeira mão o resultado do grandioso plebiscito à Nação para apurar qual o maior dos Grandes Portugueses.

Resultado da votação e imagens exlusivas do vencedor em

vitorinices.blogspot.com