Thursday, March 08, 2012

Capitalismo para Totós XV - Ditadura

Ditadura - termo que, na linguagem oficial do sistema capitalista e seus porta-vozes, se refere a todo o Estado que não aceite as imposições dos grandes pólos imperialistas, independentemente da sua forma de poder ou de governo e da participação popular na definição das políticas desse Estado.

A mensagem do sistema capitalista é simples: todos os estados e governos que acatem subservientemente as ordens dos grandes centros imperialistas e dos grandes patrões do planeta, são democracias. Os restantes são estados ditatoriais.

Ou seja, a concepção burguesa de "ditadura" não se refere à forma de governo de um estado ou à intervenção e peso real das opções dos povos no destino dos seus países. Na verdade, refere-se única e exclusivamente à "abertura" ou "não-abertura" de um Estado à entrada dos grupos económicos transnacionais.

Como tal, inúmeras ditaduras reais são caracterizadas como democracias e inúmeras democracias são caracterizadas como ditaduras.

Todavia, a verdade é que todos os Estados são por definição ditatoriais - a questão é que as democracias são ditaduras da maioria sobre a minoria e nos estados capitalistas a ditadura é exercida por uma minoria sobre uma maioria.

No comments: