Thursday, June 22, 2006

Burocratas há muitos!

Por diversas vezes ao longo da história, os comunistas têm sido apelidados de “burocratas”. Embora esta acusação seja essencialmente fruto do chorrilho de histeria anticomunista por alturas da experiência soviética, ela tem-se mantido ainda hoje.

Nesta acusação, como aliás em muitas outras, confluem as opiniões de trotskyistas, anarquistas e, ultimamente em Portugal, também dos auto-proclamados ex-Estalinistas. Claro que, em outras acusações, porventura mais importantes no que toca ao posicionamento das forças políticas no tabuleiro da luta de classes, estes três referidos apêndices resquiciais da influência capitalista nos movimentos de esquerda e populares convergem ainda com as grandes forças mais reaccionárias e mais conservadoras da sociedade.

Claro está que, quando toca à defesa dos privilégios da burguesia, esquerdistas, pseudo-radicais e direita dão as mãos numa união capaz de enternecer um rochedo.

Mas, de volta à acusação de burocracia.
Diz-nos esta palavra, pela sua análise etimológica e pela sua decomposição em radicais que o burocrata é aquele que utiliza a força (do grego, krátos) pela via do gabinete (escritório – do francês, bureau). Ora, não me motiva aqui hoje a desmontagem do discurso anticomunista do passado, mas sim o do presente.

Vejamos onde se encontram hoje muitos dos trotskyistas portugueses da antiga LCI e do PSR, muitos dos Estalinistas da UDP, muitos auto-proclamados anarco-guevaristas e outras invenções do género. Encontrá-los-emos no saco de gatos político-partidário-movimentista-situacionista-oportunista-anticomunista que é o bloco de esquerda. São estes mesmos senhores que apelidam recorrentemente os comunistas de burocratas.

Ora, recentemente, tivemos duas boas provas no nosso país que evidenciaram o binómio antagonista burocracia / democracia (novamente, peço que entendam aqui democracia como a tal laocracia a que me refiro aqui).

A chamada “lei da paridade”.
A alteração à “lei eleitoral” – limitação de mandatos.

Curiosamente, o bloco não temeu qualquer acusação de burocrata, porque se há ciência que este grupelho domina é a do oportunismo, na qual, aliás, seus membros devem ter formação avançada. Claro que o bloco sabe perfeitamente que tem sempre a comunicação social do seu lado, pelo menos não atacando, e neste caso, gozava ainda do facto de ser capachinho do PS mais retrógrado dos últimos anos.

Mas o que têm estas leis? Estas leis são imposições burocráticas directas à liberdade de eleger e ser eleito, constitucionalmente garantidas. Esta é uma típica demonstração de como o bloco conceptualiza as massas. Para o bloco de esquerda, o povo é apenas uma massa de irracionais e brutos, para quem são necessárias leis que digam em quem não se pode votar. Para o bloco, o povo é apenas uma massa acéfala, sendo que o bloco e principalmente o Louça são a central nevrálgica, o cérebro a bem-dizer. É no seio deste partido que todas as operações sinápticas se dão.

É neste sentido que o bloco apoia ferverosamente estas limitações às liberdades e direitos dos cidadãos portugueses, querendo impedir os partidos e os cidadãos que não partilhem das mesmas premissas que os iluminados de se candidatarem a cargos públicos. Ou seja, para o bloco, o povo não tem capacidade de escolher, portanto, o bloco escolhe.

Burocractas? O que não conseguem resolver nas urnas querem resolver por força de leis aprovadas longe dos cidadãos, aproveitando e cavalgando ondas demagógicas ao estilo da direita populista.

Impor por força de lei que todas as listas incluem pelo menos um terço de cada sexo na sua composição não é mais que aplicar uma visão mistificada da política e das relações humanas e de produção, esquecer o conceito de classe e desviar a resolução de um problema sério para a esfera do oportunismo. Impor por força de lei que esta ou aquela pessoa não pode candidatar-se porque já lá esteve tempo demais é contribuir para reforçar dois grandes vectores da acção de mistificação do sistema capitalista e dos partidos seus sustentáculos.

I. a corrupção é uma característica humana que grassa independentemente de convicções políticas, formas de exercício de poder e da classe.
II. a corrupção e má-gestão, a relação entre cidadão e exercício do poder são independentes dos partidos em cujas listas se inseria o cidadão e, por consequência, independentes das ideologias seguidas por cada partido e pelas formas de funcionamento deste.

Ora, em boa análise, ambos os anteriores vectores concorrem para um mesmo ponto: o da ilibação dos partidos das tropelias, corrupções e outros atropelos à democracia que por aí se praticam. Os comunistas já entenderam que não há avanços democráticos que advenham da secretaria. Os comunistas não concordam com os parasitas do poder local, por isso lutam com as populações no sentido da consciencialização das massas para um voto diferente. O bloco poupa-se ao trabalho de sapa, o bloco apoia leis que lhe tirem os obstáculos da frente. Em vez de se empenhar na queda do Alberto com as massas, os jovens, as mulheres e os homens da Madeira, que dá trabalho, o bloco defende que se aplique uma lei que o impede de candidatar-se no futuro. Sai ileso o PSD, saem desmobilizados os cidadãos madeirenses. Sai um sorriso de Louçã nos jornais.

1 comment:

Sérgio Ribeiro said...

Boa pedrada!