Wednesday, June 21, 2006

A Destruição do Ser na Educação de Massas - parte II

Dizia então que urge desmascarar a linguagem do grande capital no que toca à educação, pois ela é apenas mais uma expressão da forte ofensiva contra a emancipação dos trabalhadores de todo o mundo. Ofensiva que, no que toca à Educação, tem como principal objectivo a destruição do Ser humano enquanto tal. De acordo com os desígnios do capitalismo, Ser é algo que ficará ao alcance apenas da elite, o que aliás, já hoje se vem verificando.

O Processo de Bolonha é um óptimo exemplo de estratégia capitalista. A forma como tem sido propulsionado, propagandeado e implementado está repleta dos já habituais malabarismos retóricos do poder capitalista, com o apoio incondicional dos Estados submissos à sua lógica.

O chamado Processo de Bolonha não é mais que um plano de internacionalização do ensino enquanto mercado e enquanto fonte de mão-de-obra para o mercado. A formação do Homem, da Mulher, é esquecida. A grande questão passa a ser a sua empregabilidade, a sua competitividade, conceitos tão vagos quanto o necessário para justificar em novo léxico as velhas aspirações d patronato.

O que é a destruição do Ser?

O Ser humano, os homens, as mulheres, os jovens, distinguem-se dos animais essencialmente pela capacidade de trabalhar recorrendo a ferramentas, que radica no facto de serem capazes de efectuar um desenvolvimento do conhecimento que adquirem bastante superior àquilo que se verifica nos outros animais. Assim, biologicamente, somos diferentes porque a nossa adaptação ao meio estagnou anatomicamente e passou a fazer-se intelectualmente. Ou seja, estagnámos no curso evolutivo, porque as ferramentas que criamos são a nossa adaptação ao meio. Os outros animais, adaptam o seu próprio corpo às novas condições, o polegar oponível possibilitou-nos a manutenção da forma física, adaptando a ferramenta. O desenvolvimento da ferramenta, seja ela física, informática ou intelectual, é fruto do desenvolvimento do conhecimento. O desenvolvimento do Ser Humano está interligado com esta capacidade de interpretar para além de executar. O Homem, na plenitude do termo, é um ser que pode saber enroscar um parafuso, mas o essencial é que o homem compreende porque é que o parafuso enrosca neste sentido e não no outro.
Se, de futuro, o Homem passar a aprender exclusivamente a enroscar o parafuso, sem entender o porquê da operação, então, uma parte significativo daquilo que o faz humano, está castrada. O seu Ser está debilitado.
A destruição do Ser é o mecanismo do capital para manter as massas em condição submissa e incapaz de reivindicar, incapaz de compreender as relações de produção tanto quanto será incapaz de entender as leis da física ou a evolução da filosofia. Resguardar a formação avançada, ou seja, o conhecimento, aos que podem pagá-lo é a garantia do capital de que o conhecimento estará sempre e prolongadamente ao seu serviço. A criação de novos contingentes de máquinas humanas é uma condição para o avanço que o capitalismo almeja de momento. A elite detém o conhecimento, as massas, apenas as competências.

Como é que Bolonha determina uma maior elitização do Ensino Superior?
Se Bolonha orienta o Ensino Superior num conjunto de países para um espaço europeu, vários problemas se colocam:

A chamada “Fronteira Tecnológica” – à luz da lógica mercantilista e economicista do capital e dos seus centros de decisão, a economia de escala é um requisito para o sucesso de qualquer sistema, para qualquer rede de meios que sustente um sistema produtivo. Ora, para o capital, como para a actual Europa (com dignas excepções como a Bielorrússia), o Ensino é um óptimo mercado, no qual os sistemas educativos são a rede de meios de produção. Sendo o Ensino um mercado gigantesco, bem como um poderoso meio para o controlo ideológico de massas, importa aplicar-lhe as regras básicas do capital e dos seus mercados – diminuição de custos, aumento de lucros. A fronteira tecnológica é o eixo Alemanha, França, Holanda e Inglaterra, centro de concentração de meios educativos e científicos.

A gestão de recursos no sentido da diminuição de custos, alargando a escala, significa directamente, economia de escala num novo universo – o espaço capitalista europeu. Isto significa que, para o capital e os seus estados, passará a ser ridículo manter diversidade na formação nos diversos estados. A concentração de meios dispendiosos é bastante mais racional que a sua desconcentração. Assim, seria impensável manter centros de investigação científica de vanguarda, ou mesmo universidades, em cada país, incluindo aqueles onde o tecido produtivo se baseia nos serviços e na construção civil, como é o caso de Portugal. Seria impensável para o capital, a ideia de sustentar múltiplos centros de excelência em múltiplos países. O capital tem estratégia internacional e ela é, sempre, contrária à vontade dos povos. Assim, aquilo que o povo português quer de Portugal, não é certamente o mesmo que o capital transnacional deseja. Neste sentido, para países de mão-de-obra barata, pouca formação.

A concentração dos meios será feita, obviamente, onde se verificar menos dispendiosa e mais capaz de gerar lucro – é aí que surge a Fronteira Tecnológica. Nome bonito para “Grandes Estados da Federação Europeia”.

A parte I deste post motivou, no entanto, legítimas dúvidas em torno da Educação por competências. A parte III aí irá e o modelo de Ensino supostamente defendido por Bolonha será o mote.

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