Wednesday, February 15, 2012

Capitalismo para Totós V - Propriedade privada

Propriedade privada - o engodo maior do sistema capitalista. A existência e abrangência da propriedade privada no sistema capitalista é tendencialmente nula. Na verdade, ao contrário do que ventilam os meios de propaganda do sistema, o capitalismo não favorece a aquisição de propriedade privada, antes a sua concentração.

Isto significa que a propriedade privada em regime capitalista tende a concentrar-se em cada vez menos entidades/pessoas. Em última análise, o regime gera constrangimentos ao alargamento da propriedade privada, não potencia a aquisição de propriedade privada para satisfação das necessidades da população (do indivíduo ou do colectivo) mas favorece, isso sim, a espoliação da pequena e média propriedade privada e a sua concentração, gerando cada vez menos entidades proprietárias, mas sendo cada uma dessas entidades, cada vez mais monopolista.

Em suma, o regime capitalista não é o regime da propriedade privada para todos. É o regime da concentração da propriedade privada nas mãos de alguns. O desenvolvimento do sistema capitalista é inexoravelmente conducente à constituição de monopólios cada vez maiores e, como consequência, tendencialmente, de cada vez menos monopólios.

Esta regra inerente à natureza do sistema capitalista não se aplica somente aos meios de produção (fábricas, maquinaria, lojas, transportes, ferramenta, etc.) mas também aos bens e produtos (habitação, veículos, e até bens de consumo).

2 comments:

Rui Silva said...

Olá Miguel

Há muito tempo que ando para escrever algo sobre isto no meu blogue, mas sem encontrar as palavras, simples mas absolutamente esclarecedoras, que usas.

Acrescentaria apenas a ideia de que, na sociedade actual, a única coisa de que temos "posse" é dos nossos direitos.

Sou proprietário de uma série de direitos sociais que (ainda) têm um valor imenso na minha vida, e na vida da minha família, e da classe social a que pertenço, e dos trabalhadores como um todo.

Por isso me agarro a eles com a força com que um burguês se agarra à propriedade que detém.

Não sei se concordas.

MA said...

Esta série de posts tem sido muito boa. Simples e esclarecedores.